terça-feira, 6 de julho de 2010

Para ter a oportunidade de pensar a respeito

Fonte: Google Imagens

Recebi um e-mail da Ecos da Mata agora há pouco, que divido com vocês.
Fez-me lembrar que HOJE é o primeiro dia do resto dos meus dias. E o que estou fazendo pelo meu futuro?
Sequer estou suficientemente informada para tomar partido na notícia que recebi abaixo. Mas resolvi correr atrás, para saber o quanto cada lado tem de razão nesta história. Afinal sou a principal interessada, como habitante deste planetinha aqui. Convido a todos a fazer a mesma reflexão e terem a oportunidade de tomar partido neste caso (enquanto ainda é tempo).


Má notícia: Relatório do deputado Aldo Rebelo é aprovado pela Comissão Especial 
Com o placar de 13 votos a favor do relatório do deputado Aldo Rebelo e cinco votos contra, a Comissão Especial sobre o Código Florestal Brasileiro aprovou hoje a proposta a favor do agronegócio e em detrimento da qualidade de vida de milhões de brasileiros. Agora o novo Código Florestal segue para votação na Câmara dos Deputados. A Fundação SOS Mata Atlântica, diversas ONGs ambientais, movimentos sociais e a Frente Parlamentar Ambientalista realizam amanhã (07/07), às 08h30, no gramado em frente à Câmara dos Deputados, uma vigília para chamar a atenção sobre a possível aprovação de mudanças na legislação ambiental brasileira, retrocessos que colocam em risco todo o patrimônio natural do país. A manifestação contará com caixões, carros de som, coroas de flores, cruzes, faixas de luto e a bandeira da SOS Mata Atlântica, que simboliza a bandeira nacional sem parte do seu verde. A ação representa a morte do Código Florestal e também de bens fundamentais para nossa sobrevivência, como a água, as florestas, a biodiversidade e a regulação do clima. “Estamos fazendo essa manifestação para mostrar para a população o que está acontecendo em Brasília e como alguns deputados vêm destruindo o meio ambiente e ameaçando nosso futuro”, afirma Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica. Se você quiser registrar suas condolências, entre na www.conexaososma.org.br e para mais informações acesse www.sosma.org.br/exterminadores .O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, com o apoio de diversas outras instituições, enviou para o presidente Luis Inácio Lula da Silva carta em que expõe suas preocupações para com o cumprimento de metas na redução dos gases do efeito estufa. Leia o texto na íntegra no Portal da SOS Mata Atlântica.
Abraço da
***Anita***

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Quem diria... até que enfim, teremos respostas???


João Grandino Rodas, Reitor da Universidade de São Paulo, é o entrevistado do Roda Viva - segunda-feira, 5 de julho de 2010 às 22h00 (Transmissão ao vivo pela Internet).


Transcrevo abaixo a notícia que recebi por e-mail de rodaviva@tvcultura.com.br:




"O Roda Viva discute nesta segunda-feira os problemas da universidade pública, da vida universitária e do ensino superior no país.

Nos meses de maio e junho, greves de funcionários, professores e alunos paralisaram as três universidades públicas paulistas. A UNICAMP (Universidade de Campinas) e a UNESP (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) pararam 49 dias; enquanto na USP (Universidade de São Paulo) a paralisação foi de 57 dias. A pauta de reivindicação era de reajustes salariais, planos de carreira e conflitos entre instituições e sindicatos.

João Grandino Rodas é formado em Música, Educação, Direito e Letras. Ele tem uma carreira acadêmica de 45 anos na Universidade de São Paulo, onde, em janeiro deste ano, assumiu a Reitoria com a missão anunciada de introduzir mudanças administrativas e quebrar o ciclo de greves vivido pela instituição.

A USP, maior e mais prestigiada universidade da América Latina, tem este ano um orçamento de quase R$ 3 bilhões, com 85% da verba comprometida com a folha de pagamento de funcionários e professores.

Participam como convidados entrevistadores: 
Gilberto Dimenstein, integrante do conselho editorial do jornal Folha de S. Paulo, autor de livros educacionais e criador da Cidade Escola Aprendiz; 
Mônica Teixeira, coordenadora Geral da TV UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo; 
Mário Sérgio Cortella, professor titular da pós-graduação em educação da PUC de São Paulo e 
Flávia Tavares, repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo.

Colaboradores:
Sonia Bertocchi, educadora (
http://twitter.com/SoniaBertocchi); 
Luiz Lima, desenvolvedor de Software (http://www.flickr.com/photos/llima/);
Roberto Belisário, divulgador científico (http://www.twitter.com/robelisario) e 
Carlos Lordelo, repórter do suplemento PONTOEDU, do jornal O Estado de S. Paulo (http://twitter.com/estadaopontoedu).

Apresentação: Heródoto Barbeiro




Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva "



Ficam aqui algumas perguntas que eu não sei se serão respondidas durante o programa:
E o ACESSO À USP-LESTE (EACH), será facilitado? Teremos mais opções de transporte? Teremos SEGURANÇA entre a estação de trem, o mato e a USP-LESTE? Conheço muitos jovens que estão deixando de prestar vestibular lá por conta destes fatores.

Espero poder conferir o programa!!!

Abraço da

***Anita***