domingo, 5 de junho de 2011

Fazendo downloads na internet

Muita gente me pergunta como baixar com qualidade filmes, jogos, etc. Segue abaixo um guia feito para leigos, portanto não se irritem se algumas informações parecerem óbvias, mas talvez mesmo os "sabidos" aproveitem alguma coisa deste post.
Todos os programas citados podem ser encontrados no Google em suas versões mais recentes e de graça.

Fazendo download para o seu HD!


O que você precisa?
A primeira coisa parece óbvia: digite na caixa de pesquisas do Google, Bing, etc EXATAMENTE o que você está procurando.

Séries que estão no ar
Por exemplo: desejo baixar minha série favorita de TV, que não consigo acompanhar por causa do horário "Prime Time".
Mas gosto de vê-la legendada, pois prefiro ouvir as vozes verdadeiras dos atores. (Quem preferir dublado, é só fazer o inverso do mostrado abaixo)
Também prefiro o tipo de arquivo RMVB (necessita do Real Player SP - grátis - instalado), por ser menor (menos espaço ocupado em disco) sem perda de qualidade (para monitores até 24 polegadas, acima disso o RMVB vai quadricular na tela).
Para monitores maiores que 24 polegadas é melhor baixar em AVI (lido normalmente pelo Windows Media Player), que tem melhor qualidade para telonas (mas o arquivo será bem maior!!!). E você terá que baixar a legenda em separado (no formato RMVB ela já vem embutida (na maioria das vezes), e instalar o K-Lite Mega Codec Pack para reconhecer todos os tipos de filmes e as legendas.

NÃO USO e NÃO RECOMENDO torrent, qualquer que seja (Emule, Ares, qualquer um). São ótimas fontes de vírus e cavalos de tróia. Mesmo que você tenha uma solução completa de segurança em seu computador, as chances de um vírus novo ir parar no seu computador é grande. Não que outros downloads normais pela internet não tenham risco, mas os torrents deixam seu computador mais vulnerável a ataques por causa das portas de entrada e saída que utilizam (ficam abertas a qualquer um).

Portanto, na pesquisa ficaria assim:
Digite na caixa: NOME DA SÉRIE download RMVB legendado -dublado -torrent
Se preferir dublado: NOME DA SÉRIE download RMVB dublado -legendado -torrent


Servidores reais em um data center. São nestes equipamentos que os downloads ficam armazenados.




Servidores:
Você pode refinar sua busca por servidor. Alguns servidores, como o Rapidshare, têm baixíssima tolerância a downloads de filmes e afins. Normalmente em menos de um mês o link para baixar não funciona mais. Eu recomendo o Bitshare, Filespace e Fileshare. Há outros bons também, depende da finalidade. Por exemplo, para livros, principalmente os raros e esgotados, acho o 4shared melhor.

Se você não sabe o que é um servidor, voilà: São os sites onde algum ser humano postou (fez upload) os downloads que você deseja baixar. Cada servidor tem um sistema diferente para uploads, a qual não te preocupa em nada (já que só vamos baixar), mas todos eles PAGAM ao uploader toda vez que nós baixamos os seus arquivos, alguns centavos de dólares.
Quanto mais tempo sendo baixado pelas pessoas, melhor, mas se ficar muito tempo sem download nenhum, o arquivo é excluído.

Vamos ao que interessa: digamos que eu prefira o servidor Megaupload (o mais popular, junto com o Rapidshare).

Na caixa de pesquisa ficaria assim: NOME DA SÉRIE bitshare RMVB legendado -dublado -torrent (neste caso, estou dando preferência a sites que tenham postado minha série no servidor Megaupload)





Filmes, séries antigas (ou temporadas antigas) e jogos
Em termos de séries atuais, basicamente é isso. Para séries antigas ou temporadas passadas, você pode conseguir uma cópia do DVD original lançado comercialmente, normalmente em formato ISO. É o formato que o Nero e outros programas usam para gravar o DVD depois, e alguns programas como o Daemon Tools emulam o DVD sem necessidade de gravar, diretamente do seu computador. Ou, se preferir, pode continuar com as alternativas acima de buscar em RMVB ou AVI, depende do tamanho do HD, das mídias que pretende usar para gravar e do gosto do freguês...

Embora seja contra a pirataria, para os grandes fâs de jogos o Daemon Tools é particularmente útil. Em geral, os jogos pedem que se insira o DVD/CD/Blu-ray toda vez em que se vá jogar. Um Iso emulado é muito útil nestes casos por rodar diretamente do HD, poupando o seu DVD/Blu-ray player de ser utilizado o tempo todo, diminuindo sua vida útil. Isto vale para filmes que vão ser vistos apenas uma vez, também: tanto para os bons samaritanos que preferem ver se o filme vale a pena a compra como para os que estão interessados apenas em assistir uma vez e acham que é o suficiente.
No caso dos jogos uma outra solução para não ter que inserir a mídia toda hora é baixar o crack do jogo. Crack é um aplicativo que substitui o original. Todos os antivírus irão barrá-lo como sendo perigoso, pois alguns realmente trazem cavalos de tróia. Se for usar o crack, use-o por sua conta e risco, pois terá que desabilitar o antivírus para instalá-lo.

Mas como baixar filmes?
Primeiro: Escolha o tipo de arquivo que prefere abaixo.



Tipos de arquivo para filmes (Atenção aqui!)



CAM – Com uma câmera de vídeo digital (DV – Digital Vídeo), os grupos gravam a tela do cinema, normalmente na pré-estréia. Lógico que a qualidade não fica nunca com a qualidade de um DVD. Mas esse meio é para quem quer Novidade / Lançamento antes de todo mundo, as vezes antes mesmo de entrar para o cinema você já poderá ter-lo em seu PC.
DVD-RIP (DVDRip) – Uma cópia exata do DVD final liberado (aquele encontrado em lojas). Algumas vezes pode ser versão do diretor, o que é raro, mas é o mesmo do DVD comercializado.
DVD-Screener (DVDscr) – A qualidade é idêntica de um DVD comum, porém existe algum tipo de material informativo, em forma de texto passando pela tela, ou aparecendo por um determinado tempo, ou até mesmo deixando o filme em preto e branco. Por isso significa que o DVD não é comercial, o DVD comprado em lojas. Ele é para divulgação, distribuídos antes do lançamento, normalmente para jornalistas e imprensa. Pré-lançamento!
R5 – Os principais estudios têm liberado dvds de varejo (para venda) antes de serem realmente lançados (somente na Russia). Fazem isso para parar o uso difundido dos telecines (TC) pirateados (que eram uma vez muito comuns). R5 é feito pelos estúdios, eles estão competindo basicamente com os telecines piratas. Assim a diferença principal entre os telecines postos para fora pelos piratas e os R5, é que os R5 são feitos usando o equipamento profissional. A qualidade do R5 é muito similar a dos DVD-Screeners.
Screener (SCR) – Geralmente fitas vhs promocionais que são enviados aos distribuidores, jornalistas e imprensa antes da venda. Porém existe algum tipo de material informativo, em forma de texto passando pela tela, ou aparecendo por um determinado tempo, ou até mesmo deixando o filme em preto e branco. Por isso significa que o VHS não é comercial.
TeleCine (TC) – Um TeleCine é máquina que copia filme do rolos de cinema para o sistema digital. O som e a imagem são muito boas, mas esses equipamentos são muito caros e raros.
TeleSync (TS) – O sistema é muito parecido com o CAM, porém o sistema de captação de áudio é externo, já o CAM é onboard (microfone de camera). Isso ajuda e melhorar e muito na qualidade do som. Muito TeleSync é filmado em cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, dando uma qualidade melhor do retrato e do som.
TV-RIP (TVRip)/HDTV – Simplesmente a ripagem da TV da rede (capturado usando caixas digitais de cabo/satellite preferivelmente) ou PRE-AIR das alimentações de satélite que emitem direto às emissoras de TV, alguns dias antes da exibição. É capturado com uma placa de video-captura digital ligada num slot PCI do PC, geralmente dando os melhores resultados, o formato quase sempre é em MPEG ou AVI podendo ser convertido em VCD/SVCD/DivX/XviD.

VHS-RIP (VHSRip) – Uma cópia exata do VHS final liberado, principalmente dos videos de skating/sports e de XXX.
WorkPrint (WP) – É uma cópia do filme que não foi terminada. Pode ter cenas incompletas, músicas e a qualidade pode variar. Algum WPs são muito diferentes da cópia final e outros podem conter cenas extras. WPs pode ser agradáveis à coleção. Hoje em dia, muitas ADD (adicionais) de DVD, contém essas cenas que são cortadas do filme final.


(esta parte da explicação retirei daqui: http://www.allfilmes.org)




Idiomas e legendas em filmes


Os filmes podem estar em formatos estranhos aos usuários de Windows Media Player. Por exemplo, Filmes Dual Áudio, como o proprio nome já diz, vem com dois idiomas diferentes, na maioria das vezes Inglês e Português, e o Windows Media Player não tem recurso para escolher entre um dos Áudios. Uma solução é baixar o K-Lite Mega Codec Pack, que traz junto o Windows Media Player Classic. Instale-o com todos os codecs recomendados e até os vídeos e audios de qualquer celular serão reconhecidos.
Outra opção é o VLC Player, ele abre qualquer áudio ou vídeo que se deseje.
Embora o Windows Media Classic seja um verdadeiro cinema, o VLC é também excelente, garantindo abrir QUALQUER arquivo, até mesmo os corrompidos.

Guia do K-Lite Mega Codec Pack: http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-mega-codec-pack.htm
Guia do VLC Player: http://www.baixaki.com.br/download/vlc-media-player.htm

Já os Filmes com legenda separada, além de precisarem de um dos recursos comentados acima, também precisam seguir o seguinte protocolo:
Coloque o filme e a legenda em uma mesma pasta e com o mesmo nome (EXATAMENTE IDÊNTICOS), porém cada um com sua extensão, como no exemplo abaixo.

  • Moonlight.avi (o filme)
  • Moonlight.srt (a legenda)
Se você for do tipo bem organizado, monte uma pastinha para cada filme, e deixe tudo dentro da pasta Meus Vídeos, até gravar.



Livros

Para livros (e filmes com o mesmo nome) a pesquisa é um pouco mais complicada e exige mais paciência (estou falando de bons livros e livros acadêmicos, porque Percy Jakson e Harry Potter tem toneladas de downloads à disposição).

Minha sugestão é: se você sabe o nome do autor, use-o para a sua busca. Você pode descobrir outros livros dele que você nem sabia que existia!

Mas para não vir milhares de páginas sobre o autor, vamos refinar a busca por TIPO DE ARQUIVO.

Exemplo para filmes: Steven Spielberg RMVB legendado megaupload -dublado -torrent
Exemplo para livros: Michael Ende filetype:PDF download

Caso não encontre nada em formato PDF, você pode tentar em DOC (Word 97), DOCX (Word 2007), RTF (Bloco de notas), este último acho pouco provável, o usual é encontrar em PDF ou DOC.
E se quiser mais livros/artigos sobre um assunto específico, recomendo o 4shared. Claro que se você quiser uma busca mais rica (porém mais trabalhosa) pode colocar simplesmente na caixa Assunto Download.

Exemplo para assuntos específicos: Pedagogia Download 4shared





Quero fazer vários downloads, e agora???
Se você já fez download FREE algumas vezes, percebeu que TODOS os servidores pedem para esperar um  tempo antes de fazer o download de fato (varia de alguns segundos a 2 horas!) e pedem para confirmar que não é um outro computador que está baixando, e sim um ser humano, te obrigando a digitar o famoso Captcha: aquelas letrinhas e números meio tortos que você tem que teclar igualzinho à imagem antes de fazer o download. Isso faz muita gente pagar para ser premium! Mas se você é pão-duro como eu, vamos aos macetes:



Baixe um programa denominado Gerenciador de Downloads. Existem vários e gratuitos, mas o que eu recomendo é o JDownloader, para mim o melhor do mercado. Ele reconhece sozinho os captchas, espera sozinho os downloads, se a internet cair ele continua de onde parou, enfim, ele "se vira" praticamente sem você. Alguns sites, porém, ele não consegue adivinhar o captcha, e você terá que digitá-los. Mas não se preocupe: quando isso acontecer, o próprio JDownloader abre uma janelinha para você digitar o captcha. E se você não estiver por perto, ele simplesmente segue para o download seguinte.

Para ver como instalar e usar o JDownloader clique aqui.



E, por final, como se livrar dos protetores de links!
Na maior parte das vezes, quando vamos baixar um filme ou qualquer outro download, aparece a famigerada imagem acima, pedindo para você clicar em um "patrocinador" na verdade te obrigando a comprar algo, ou a cadastrar seu celular para receber ringtones e etc.
Como eu falei lá no início do tópico, o uploader já recebe dinheiro diretamente dos servidores!!! Ou seja, ele já lucrou! Por que você pagaria de novo???
Bem, sem querer ser injusta com ninguém, alguns sites não são dos uploaders e sim de fãs, que postam milhares de links em seus sites e precisam de uma forcinha na hospedagem dos mesmos. Mas a maioria já tem patrocinador e propagandas muito insistentes (toda vez que você abre um link, além de abrir um protetor de tela abre também uma outra página de propaganda!). Então vamos lá, como nos livrar dessa chatice!!!

Veja que na parte de cima está o endereço do protetor. Se estiver com o botão escrito Download na parte de cima da página (Linkbucks ou Upmirror), então é apenas um protetor inofensivo, clique em download  ou continue e você será redirecionado à página do servidor.

Caso contrário, se for um protetor de link comum, você precisará deste site: Inverter link.
Ele identifica o link verdadeiro em 90%  dos casos, em alguns raros irá exigir um pouco mais, como usar dois processos combinados.

Espero que este post tenha sido útil a todos!
Abraço da
Anita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou, ou tem críticas/sugestões, deixe seu comentário (os comentários são moderados, mas podem ser anônimos)