sábado, 14 de agosto de 2010

Medicina e Naturologia


Pelas mãos dos médicos, a maioria de nós chegou ao mundo. Graças aos constantes avanços da medicina, a morte por problemas na gestação e no parto diminuem drasticamente a cada ano.


Venho de uma família onde ninguém acredita na medicina. Sim, acreditem e pasmem, existem muitas famílias assim. Apesar dos avanços da ciência, dos novos tratamentos e métodos de diagnóstico descobertos, e até mesmo dos remédios mais eficazes e menos agressivos que têm sido desenvolvidos, pessoas como alguns parentes meus não confiam em médico nem mesmo quando sofrem acidente (pasmem). Em compensação, são vítimas fáceis de qualquer leréia dita por um suposto "entendido" que descobriu as "maravilhas do Kefir ou da babosa, por exemplo. E, com certeza, você conhece alguém assim. Em geral, são pessoas que já tiveram melhora em algum caso expecífico, e se tornaram místicas. Este artigo é para você que conhece uma destas pessoas e acredita que ainda são flexíveis o suficiente para entender o texto abaixo.


Para aqueles que ainda acham que os médicos não sabem nada.
Sugestão: experimentem prestar o vestibular (só o vestibular, que já é uma prova de fogo para a maioria dos mortais) para medicina, em qualquer federal (soube que o MEC fez as particulares fecharem as portas, com raríssimas exceções).
Depois vocês pensarão se aguentam este conteúdo aqui, que é apenas a parte geral do curso (os primeiros 6 anos). Ou seja, isto é o mínimo que qualquer médico estudou.
http://sistemas2.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=5&codcur=5042&codhab=0&tipo=N
Dependendo do que optarem na especialização (que pode ser qualquer uma, de oftalmologista a neurocirurgião), contem então, no mínimo mais 2 anos de estudo. Em geral, são mais 4 anos.
Ou seja: antes de se tornar médico de fato, o futuro profissional estuda 10 anos. E ainda tem gente que acredita que médico não sabe nada...

Aqui e em qualquer outro lugar do mundo as medicinas alternativas (homeopatia, acupuntura, etc) só têm validade quando praticadas por um MÉDICO! Estas terapias são estudadas APÓS o curso de medicina . São estudadas como Curso de Extensão ou Aprofundamento (variando de 1 a 2 anos cada - o de Homeopatia, por exemplo, dura 2 anos), ou ainda como Pós Graduação (nos EUA, Naturopatia é um curso de Pós Graduação de 4 anos). Por que será???

Porque somente um MÉDICO pode diagnosticar (e responder legalmente por isso) e indicar os tratamentos, sejam eles alternativos ou não! Somente um MÉDICO pode solicitar todos os exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem (por exemplo), emitir receitas médicas, fazer laudos, solicitar a internação de um paciente, entre muitas outras coisas! Não é à toa que estes médicos podem sim atender às terapias alternativas, pois já estudaram toda a anatomia humana, suas patologias e a medicina tradicional (portanto sabem o que precisarão evitar ou aproveitar de bom deste tipo de tratamento). E podem realmente ser chamados de MÉDICOS HOMEOPATAS, ORTOMOLECULARES, ACUPUNTURISTAS, etc. Não é qualquer "capiau" que leu um livro de terapia alternativa, ou que fez um cursinho 24h a distância, ou que "acha" que descobriu um tratamento revolucionário, que pode diagnosticar e tratar ninguém!!!

Este chinês "descobriu" um tratamento para dores de estômago que faz arrepiar até os mais durões...

Recentemente, surgiu o curso de Naturologia, que ensina diversas terapias alternativas em uma graduação de 4 anos e meio.  O curso inclui formação prática e teórico-científica em diversas terapias que têm como base a medicina tradicional chinesa e a ayurveda. Na Universidade Anhembi Morumbi, por exemplo, o currículo é composto de técnicas como ioga e meditação, aromaterapia, massoterapia, hidroterapia e iridologia, entre outras; na UNISUL, os alunos aprendem a lidar com aromaterapia, fitoterapia, cromoterapia, reflexoterapia e florais.

Como a UNISUL foi a pioneira a oferecer o curso (já o possui há 12 anos), segue a grade curricular do seu curso aqui:
http://portal2.unisul.br/content/navitacontent_/userFiles/File/cursos/cursos_graduacao/novasgrades/naturologia2004-badreferendum.pdf

A massoterapia (reflexologia vital na ilustração acima) é uma das terapias que costuma trazer muito alívio para as mais diversas dores de seus pacientes; a acupuntura, o moxabustão e a quiropraxia também são bastante procurados para tratamentos da coluna.

Percebem qual a diferença com relação ao curso de Medicina? Este curso de Naturologia aproxima-se mais do curso de Farmácia, como um curso de "Farmácia Natural". São tratamentos alternativos de saúde, mas não ensinam o futuro naturólogo MEDICINA. Se você é saudável, ele pode auxíliá-lo na manutenção da saúde de forma fantástica. Mas ele não sabe (nem pode) diagnosticar as patologias, nem mesmo as comuns de clínica médica, como os diversos tipos de micoses que comumente pegamos em contato público (onicomicose? pitiríase?), quanto mais as específicas, como um tumor no cérebro, por exemplo. Você precisará de um médico devidamente especializado para isso. O que um naturólogo pode oferecer é um REMÉDIO ALTERNATIVO ou TERAPIA ALTERNATIVA aos da FARMÁCIA tradicional, ou ainda, tratamentos alternativos como COMPLEMENTOS a estes tratamentos tradicionais.  Mas não se engane: ele não pode isoladamente fazer o tratamento, por exemplo, de um traumatismo ocular (nem deve!).

Imagens de um cérebro apodrecido por ovos e embriões da tênia (notem os buracos, estrago causado pela doença), causa da cisticercose. Normalmente a pessoa tem mudanças súbitas de comportamento quando atacada por este mal.

Portanto, mesmo que você decida tratar-se então, de algum mal que venha sentindo, com um naturólogo, antes é necessário fazer o diagnóstico correto com um MÉDICO. O Naturólogo não foi educado para diagnosticar ninguém. Como você mesmo viu na grade curricular de sua formação, ele tem uma formação genérica demais para isso. Uma depressão, por exemplo, tanto pode ser uma herança genética como o sintoma de uma outra doença "escondida", que pode ser até cisticercose! Só um especialista (portanto, MÉDICO), após a devida anamnese, poderá diferenciá-la. Mas tendo o diagnóstico em mãos, ele pode sim, ajudá-lo a encontrar soluções alternativas para a recuperação da sua saúde que não sejam a tonelada de antibióticos tradicionais, quando isso é possível. Tratando-se de câncer ou aids, por exemplo, em que é inevitável o coquetel, ele também pode auxiliar no ganho de uma melhor qualidade de vida e saúde durante o tratamento tradicional, usando a terapia alternativa como seu aliado.

Espero ter contribuído para desmistificar ambas as profissões. Ao contrário do que a maioria pensa, a relação entre Médico e Naturólogo deve ser a de simbiose: um precisa do outro. ESCUTE AMBOS COM ATENÇÃO!!! Se o seu médico disser que a única alternativa segura de tratamento para a sua moléstia é o remédio tradicional, considere esta informação. Qualquer tratamento, seja ele qual for, tem seus prós e contras. Seria idiotice morrer porque não quis tomar penicilina. Neste caso, o Naturólogo poderá auxiliar a fortificar o seu organismo na recuperação e a minimizar/suprimir efeitos colaterais indesejáveis.

Fachada da Faculdade de Medicina da USP... Tem vontade de fazer parte da história deste prédio?

Pra quem ainda acha que o médico não sabe nada... vá para a faculdade de medicina e ensine o que acha que está faltando por lá! Prove aos professores o seu ponto de vista. É um desafio. O mundo não precisa de mais um queixoso ou de mais um invejoso. Precisa de pessoas que queiram tornar este planeta um lugar melhor de se viver. Difícil é ter coragem de estudar anatomia em cadáveres (pagos - fazem parte do material escolar!) anos a fio e gastar verdadeiras fortunas em livros e instrumentos antes de encarar plantões estressantes na residência, em hospitais universitários sempre lotados, sabendo que o futuro próximo será também  lotado de noites maldormidas em plantões hospitalares, congressos e simpósios caríssimos (no Brasil giram em torno de R$ 3.000,00 e alguns só acontecem no exterior - dependendo da especialidade) e consultas mal remuneradas, até ter um diploma, depois até ter uma pós, depois até conseguir um reconhecimento no meio social e acadêmico dos seus conhecimentos adquiridos e finalmente poder obter um cargo com salário decente ou um consultório com consultas devidamente remuneradas. E não pára por aí: mesmo depois de estabilizado o médico tem que continuar frequentando os congressos e simpósios de sua especialidade para manter-se atualizado; às vezes comprar um novo livro ou fazer um novo curso de extensão.

Embora a Naturologia seja muito nova como graduação no Brasil, já existem sim pós-graduações e mestrados relacionados à área e congressos e simpósios também têm acontecido por aqui; mas a maior parte dos eventos da medicina oriental (evidentemente) acontecem na China e no Japão. E sim, temos muitos MÉDICOS que já querem trabalhar com uma linha alternativa de tratamento. A ciência já sabe que não tem todas as respostas, e tudo o que possa ajudar é bem vindo. Hoje em dia, até no SUS podemos encontrar MÉDICOS com especialidade em HOMEOPATIA, por exemplo, e o remédio fornecido pelo próprio posto de saúde.




A Homeopatia busca na natureza os seus tratamentos e utiliza doses ínfimas dinamizadas para tratar seus pacientes. Cada paciente possui seu remédio formulado de forma diferente - não existe um mesmo remédio que cure todo mundo do mesmo jeito, embora existam algumas manipulações ditas "emergenciais" que os médicos homeopatas aceitam que sejam usadas em comum se necessário.

4 comentários:

  1. Essa sua desmistificação entre profissões médica e terapeutica é cheia de particularidades, a começar quando cita seus próprios familiares que não acreditam em medicos. Com a mesma liberdade e boa intenção expressa seus critérios, devo dizer que: há bons médicos, há médicos e há maus médicos. ok???
    Un naturólogo sério estará embasado de orientações para ministrar sua técnica sem interferir em manifestações que podem expressar algum sintoma clínico por exemplo, portanto maquiando uma doença que precisa ser diagnosticada clinicamente, por um médico.
    No mais, Vc mesmo cita, as duas profissões são simbióticas, porém têm o mesmo objeto de trabalho, a saúde humana ! Junto com ela, a clientela e a questão mercadológica, além do próprio risco quanto a saúde pública nos casos de charlatanismo. Enfim... acho q Vc "ergueu a bandeira" pro lado da medicina, destacando que ela é MAIS que as outras profissões que tb restituem a saúde, porém não creio e muitos não crêem tb, na subversão da medicina tradicional, nem do embasamento científico adquirido aos seus estudantes, em detrimento ao "modismo" ou "misticismo" das terapias alternativas, até porque: jamais uma substituirá a outra, nem mesmo médicos deixarão de ser respeitados e admirados na sociedade nem mesmo perderão clientela pelo aumento dos adeptos à terapia alternativa. Os indivíduos estão aprendendo a se responsabilizar pela própria saúde e a se tratar para não ficar doente, ao invés de pagar plano de saúde para os que estão doentes.

    ResponderExcluir
  2. Achei perfeito o seu comentário Alisson, mas não acredito que puxei a bandeira para os médicos. Procurei deixar bem claro o que ambas as profissões podem fazer, e também o que atrapalha a ambos: o misticismo e a crença em qualquer terapia, sem saber antes com quem está lidando.
    Quanto à minha família, é fato que ninguém acredita em medicina, ao ponto do meu próprio tio "curar" o tornozelo quebrado (ele caiu de um telhado) com emplastros de barro. Você teria preferido raio-x e gesso, certo?
    Anita

    ResponderExcluir
  3. Acho que devemos ter cuidado ao opinar sobre estas duas profissoes. Em primeiro lugar a que Medicina voce se refere? A medicina tradicional, cartesiana, alopatica, ao que me parece. Sem nenhuma pretensao, ouso opinar que ao meu ver fica dificil, avaliar numa mesma balanca paradigmas tao diferentes. A medicina tradicional com seu paradigma alopatico e a as praticas integrativas de saude com seu paradigma nao alopatico. Onde o olhar para a cura esta na complexidade do ser. Vejamos a medicina chinesa que faz uso de todas as praticas complementares como parte tanto do diagnostico como do proprio tratamento. Acredito que as praticas integrativas de saude elevam a medicina a um nivel melhor, de maior entendimento do ser e sua saude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bismilah, observe que no texto todos os cursos de medicina oriental estão citados como cursos de pós, mestrado e doutorado - a maioria na própria China e no Japão, embora exista nos EUA também, por exemplo - e não como curso de graduação, que é o de medicina tradicional. Aqui no Brasil somente um médico já formado pode se especializar e se responsabilizar por tratamentos em medicina oriental. Isso é lei, e procuro alertar as pessoas justamente para não caírem no "conto do vigário" e pagarem com a própria saúde.

      Excluir

Se você gostou, ou tem críticas/sugestões, deixe seu comentário (os comentários são moderados, mas podem ser anônimos)