sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Licença Médica parte 2 - INSS


Bem, a parte da licença médica merecia outro comentário a mais, achei que era coisa demais em um post só, então registro aqui meu protesto com relação ao INSS, outro órgão e necessidade que esta cambada de corruptos assumiu "cuidar" para o povo (era Collor fez um dos maiores estragos): a previdência social.

Como a minha coluna travou várias vezes, acabei estourando 15 dias de afastamento em um mês e fui comunicada pela empresa que teria que procurar o INSS para marcar uma perícia antes de voltar ao trabalho. Detalhe: eu tinha ido trabalhar, estava de alta pelo hospital. Tentei marcar pela internet. Exigiam um documento preenchido pela empresa a ser entregue fisicamente no dia da perícia, mas cujos dados eu teria que informar, comprovando já possuír o tal documento, no próprio requerimento da perícia. Pedi ajuda ao RH da empresa. Levou uma semana para ficar de acordo com o exigido. E eu parada em casa! Entrei no site e marquei a perícia. Sabem pra quando tinha opção de data? Um mês depois!!! E somente em duas agências, uma com um endereço totalmente estranho para mim, escolhi a outra que era no Centro. Liguei para a empresa e falei com o RH. Perguntei se não tinha outro jeito. Não tinha. Isso foi em setembro. O RH me entregou o documento em agosto. A perícia foi marcada para 1º de outubro.

No dia seguinte (em agosto), fui cedo na agência do INSS no meu bairro. Tentei negociar: não havia um desistente, uma pessoa que faltou na perícia, um jeto de fazer um encaixe? Nada, ag0ra é tudo "pelo sistema", o atendente abre o mesmo site para marcar a perícia. Detalhe: o INSS só te paga a indenização dos dias parados, depois da tal perícia.

Esperei o dia 1º de outubro e fui para o INSS. Embora a agência tenha o nome do bairro da Liberdade, na verdade é no bairro do Glicério (Pça Nina Rodrigues). As cenas que vi, achei o fim da picada. É uma agência enorme, parece o Poupatempo da Sé lá dentro, de tanta gente. Na entrada, ao invés de ofertas de empresas de xerox e fotos como no Poupatempo, advinhem... várias pessoas tentando ganhar clientes de acidentes trabalhistas!!! Achei isso o fim. "Vem cá, vem cá, vamos conversar! Seu caso é acidente de trabalho?" Um cara que passou mancando não quis parar. "Ah, já sei, você foi problema com o homem da unha, né?" (risadas)

Minha perícia era às 7 e já tinha uma multidão lá. Mas ninguém entrou! Dois funcionários fecharam a entrada e falaram assim mesmo, na maior tranquilidade: "Os médicos resolveram fazer uma reunião para ver se vão atender hoje. Estão pensando em entrar em greve." Fiquei nervosa. Mais de um mês parada, sem salário, e este aí querendo curtir com a minha cara? Olhei em volta. Nenhum cartaz de sindicato, de greve, de nada. Que frescurada é essa? Já não basta a greve dos bancários e dos correios? (Em 1º de outubro, estávamos com as duas greves acontecendo...)

Pois acreditem, chegou o pessoal marcado para a perícia das 8, das 9, e só às 9 e meia informaram que NÃO iam atender. Todo mundo ia ser remarcado! Para 9 de novembro! Ah, essa eu não aguentei, vi que tinha uma mulher que parecia comandar os funcionários e expliquei: estou precisando voltar ao trabalho... estou de alta... não preciso de perícia... só de uma liberação... Nada, ela me disse que só os médicos liberam e eles resolveram entrar em greve!!! Que raiva!!! Não me conformei! Liguei para o meu chefe. Expliquei o que estava acontecendo. Ele também ficou preocupado e me transferiu para o médico do trabalho, para ver se ele podia resolver. Não podia. Estamos na mão do INSS. Mais um mês sem salário. E pior, vou ter que voltar de qualquer maneira no dia 9, quer esses malucos do INSS queiram ou não, senão fico com duas férias vencidas acumuladas na empresa. Tenho que tirar as férias. Ou vou arrumar outra dor de cabeça para quem não merece: a empresa.

OK, devo admitir. Mesmo hoje, minha coluna não está boa. Estou em tratamento. Talvez eu realmente ficasse afastada se a perícia ocorresse no dia seguinte. Estava tudo tão inflamado e travado, que não podia nem ser mexido. Tomei medicação uns tempos. Só agora vai começar a fisioterapia (RPG). Mas isso não omite a responsabilidade de se atender com dignidade o trabalhador e as empresas, que necessitam de seus serviços em um tempo ágil e de forma eficiente. Se eu estivesse com 100% das minhas condições de trabalho, eram 2 meses de prejuízo para a empresa, sem o funcionário. Como não estou, são 2 meses de prejuízo para mim, que estou sem salário! Para que pagamos tantos impostos? Para esta piada???

Já tenho duas sugestões bacanas para ir para o Reino Unido e uma para a Austrália. É de se pensar... Já perdi as esperanças do povo brasileiro acordar e mudar o voto. Se meu noivo topar, em três anos ou menos eu me livro de tudo aqui e vou embora!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou, ou tem críticas/sugestões, deixe seu comentário (os comentários são moderados, mas podem ser anônimos)