segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Higiene Pessoal


Na empresa onde trabalho, pelo segundo ano consecutivo, faço parte da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ano passado, me candidatei pela primeira vez e fui suplente. Acabei gostando, fui secretária e organizei uma boa parte da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Também fiz parte do GTB – Grupo de Trabalho do Benzeno. Este ano, fui eleita – desta vez efetiva - e estou mais uma vez no GTB. Aprendo muito.

Normalmente ninguém na empresa quer ser cipista (ou cipeiro, outro termo utilizado). As pessoas vêem como um serviço extra, você tem “um segundo emprego” não remunerado além do seu serviço habitual, que terá que continuar sendo feito, e muitas vezes não é visto com bons olhos por atuar no que costuma ser o “calcanhar de Aquiles” das empresas: a saúde do trabalhador, suas condições de trabalho e a prevenção de acidentes.

Felizmente na minha empresa isso não é uma verdade. Temos dificuldades, é claro, mas é um trabalho gratificante. Acho que somos uma das poucas CIPAs que podemos dizer que temos acesso a diálogos semanais sobre segurança, meio ambiente e saúde com TODOS os funcionários, da faxineira ao gerente, por 20 minutos, antes de iniciarmos o trabalho do dia. Tenho certeza, poucas empresas fazem isso. Sempre aprendo muito nesses diálogos, ou revejo algo que é bom deixar ativo na memória. Podemos convidar profissionais de diversas áreas para palestrar, e os funcionários também podem partilhar o que sabem.

Estive pensando, esta semana, no caso da modelo que está nos noticiários por ser uma perda tão triste, uma moça linda, e morreu de sepse. Preste atenção na palavra: SEPSE. Te lembrou alguma coisa? ASSEPSIA? Muito bem. HIGIENE. LIMPEZA. Você usa talco ou sabonete anti-séptico? Eu só uso esse tipo de sabonete, mas pelo menos um sabão neutro... No SESC, antes de manipular alimentos, todos os funcionários envolvidos lavam as mãos e os antebraços com sabonete anti-séptico, secam e passam álcool em gel.

Pensei em trazer o tema para os colegas e amigos. De novo, “flagrei” dois cidadãos que saíram do banheiro sem tempo de terem lavado as mãos, um deles lá em casa, semana passada, onde foi executar um trabalho para o qual foi contratado. Coisa mais porca! E isso é muito comum, em todos os níveis sociais – não pense que é coisa de pessoas sem instrução.

Agora, imagine isso em grandes proporções, em uma multidão, em uma festa de Réveillon como a que a modelo foi e onde se suspeita que tenha começado a tal infecção urinária, somada à infelicidade de demora de tratamento e diagnóstico correto (sepse é raro, não foi a primeira hipótese diagnóstica).

Lembre-se que as pessoas não têm os mesmos hábitos e cultura que você. A higiene faz parte ou não, da cultura de cada sociedade ou raça, vemos povos que são contra o banho diário e outros hábitos de higiene, acham que tomar banhos todos os dias é desperdício de água.

Semana passada eu também aprendi mais uma, justamente por causa da notícia da modelo, então em estado grave, com a enfermeira do trabalho aqui da empresa. Além de lavarmos bem as mãos quando voltamos da rua para casa, mesmo que sejamos do tipo que só usa sapato fechado ou tênis, também devemos lavar os pés. O pé também está exposto às bactérias neste tipo de calçado, mesmo com meião. Essa eu não sabia, e só lavava no banho, confesso. Talvez demore um pouco para adquirir um novo hábito.

Links relacionados:

A G1 tem um link com perguntas e respostas sobre o caso da morte da modelo por sepse: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL970300-5598,00-MORTE+DE+MODELO+VEJA+PERGUNTAS+E+RESPOSTAS.html

Mais sobre higiene pessoal e doenças relacionadas: http://www.cobra.pages.nom.br/bmp-higicorpo.html

Mais sobre higiene pessoal íntima: http://actividade.blogs.sapo.pt/361.html

Curiosidades sobre a história da higiene e limpeza de famosos: http://veja.abril.com.br/121207/p_192.shtml

Cuidados de higiene infantil e bebês: http://www.portalis.co.pt/cuidados-com-a-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou, ou tem críticas/sugestões, deixe seu comentário (os comentários são moderados, mas podem ser anônimos)