domingo, 5 de outubro de 2008

Simplesmente Disney


Ele certamente nunca ouviu falar de mim enquanto viveu: morreu antes de eu nascer.
Mas minha vida tem muitas recordações com ele, com certeza.

Walter Elias Disney (5 de Dezembro de 1901, Chicago — 15 de Dezembro de 1966, Los Angeles) foi um cineasta, produtor estadunidense de desenhos animados e animador. Tornou-se conhecido, nas décadas de 1920 e 1930, por seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Ele também foi o criador do parque temático sediado nos Estados Unidos chamado Disneylândia, além de ser o fundador da corporação de entretenimento, conhecida como a Walt Disney Company.
O lema de Disney sempre foi "Keep moving forward" ("Continue seguindo em frente", traduzido para o português).*

Eu vivi, durante três curtos anos da minha vida, com meus pais. Os três primeiros anos.
Mas a lembrança mais vívida que eu tenho, nestes três anos e meio de convivência, é a nossa Super 8. Na verdade, eram duas: uma da minha mãe, uma do meu pai.

Os dois tinham feito curso de cinema, e ganhado nota 10 no curta de encerramento do curso, que é orgulho da minha mãe até hoje. E viviam me filmando. Tudo o que eu fazia de diferente era motivo de filme, que algum tempo depois de revelado, era exibido à noite. Mas o que não falhava mesmo, sempre que eu quisesse, era a sessão de desenho animado.

E eu adorava os da Disney e os da Pantera Cor-de-Rosa (muda, na época). Meu pai era relojoeiro e joalheiro de profissão. Tinha muitos clientes. Minha mãe aprendera o trabalho e auxiliava. Mas à noite, todos nos reuníamos na telinha. E depois do astro da tela ser eu, ou meus desenhos, ou os dois, então eu assistia com eles outros filmes. Eu simplesmente aprendera a amar aquilo. Mas o mais gostoso, claro, era nós três ali.

Hoje me emocionei ao reencontrar no Youtube um destes desenhos de infância, que eu só conhecia dos rolos de super 8, e parece que lá no exterior chegou a ser lançado em VHS e alguém digitalizou para o Youtube (mas a qualidade não está muito boa): Los Tres Caballeros.

Eu perdi a conta de quantas vezes eu pedi pro meu pai para assistir este desenho (além da Bela Adormecida, Cinderela, Branca de Neve, etc...), mas diferente de outros, eu nunca mais o vi!!!
E me emocionei ao vê-lo GRANDE, pois só hoje descobri que eu conhecia uma versão resumida do desenho, ou então não devo lembrá-lo mais inteiro. Mas ele está dividido em 8 partes (a parte 5, justamente a que tem a música tema, está com o link quebrado, mas esta consegui recuperar parcialmente em outros links).

Entusiasmada com a descoberta, comecei a fuçar um pouco mais. E vi muitos desenhos antigos publicados também, diretamente do Super8 digitalizados para o Youtube. Muitos eu reconheci.
Nossa que emoção!!! Quantas lembranças cada um traz!!!

Até o modo de sonhar os desenhos do Disney explicam, sabiam? Melhor do que Freud!!!
Música tema de Los Tres Caballeros (única parte que achei em português no youtube):
http://br.youtube.com/watch?v=CyYLJimX3jg

Recomendo:
1) Abrir o site do Youtube: http://www.youtube.com/
2) Clicar na opção Global (Worldwide)
3) Na caixa de pesquisa, digitar Disney
4) Fuçar os resultados... e voltar a ser criança!
Boa diversão!!!

Abraço da =)

****Anita ****
Quem quiser ver Los Tres Caballeros no Youtube:
Em espanhol (7 vídeos - qualidade muito boa) :
Quem quiser ver Los Tres Caballeros em inglês
(8 vídeos - o 5º não funciona e o VHS está mal digitalizado...), que eu assisti, segue:
Não achei disponível em português (embora exista, não achei no youtube).
Agradeço se alguém achar e me mandar.
Vídeo relacionado: Primeira aparição do Zé Carioca (inglês/português)
Simplesmente hilário, mostrando o que um turista (americano ou não) sente na pele ao visitar o Brasil sem conhecer nada do idioma... rsrsrsrsrs ambientado em um Brasil de +/- 50 anos atrás, no Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Anita,

    Aqui é o Vitor, de Jarinu.

    Parabéns pelo blog. Eu também tive minha infância marcada pelo Super 8, e mais tarde um projetor maior, creio que 16mm, se não em engano.

    De vez em quando eu assisto algum desenho e me lembro de ter visto no Super 8. A Disney foi presença marcante e a minha principal lembrança tb é os Tres Caballeros.

    Outro desenho que lembro de ter assistido é o Pica Pau em um barco enlouquecendo um cachorro que o persegue.

    ResponderExcluir

Se você gostou, ou tem críticas/sugestões, deixe seu comentário (os comentários são moderados, mas podem ser anônimos)