quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Licença Médica e ENEM

[Imagem: Politico Corrupto , item que precisa ser adquirido com muito esforço no jogo Mafia Wars, da empresa Zynga, disponível para jogar gratuitamente no Facebook e no MySpace. Sucesso no mundo inteiro.]

É incrível o que uma dor nas costas me forçou a descobrir. Tudo bem, não foi só uma dor nas costas, foram muitas, a ponto de travar a coluna e parar no hospital. Várias vezes. Mas alguns fatos curiosos que ocorreram comigo podem servir para mais alguém.

O Hospital das Clínicas, no prédio da Ortopedia (IOT), onde fui a primeira vez, alguns meses atrás, recusou o convênio (diz fazer isso com QUALQUER convênio), alegando só atender moradores da região, com comprovante de endereço! Ou encaminhamento de outro hospital... -mesmo que você estivesse passando mal? - perguntei. O funcionário dizia que sim, e apontava secamente o cartaz, que fiz questão de fotografar. Bem, felizmente (ou não), sou moradora da região e fui atendida... Não fizeram qualquer tipo de exame (nem raio-x), mas em 5 minutos eu já estava diagnosticada, medicada (com muita insistência minha, que estava com muita dor, passaram injeção simples) e de alta - não era nada! hahaha - e o hospital não fornece atestado médico nem para a empresa, nem para o acompanhante - sei disso porque precisei deste bendito atestado em ocasião anterior acompanhando minha avó. A única preocupação deles, pelo jeito, é a gripe suína...

Depois dessa só fui em hospitais do convênio mesmo... Xingando todos os políticos deste país que não fazem nada pela saúde! A vida inteira fui no posto de saúde e eu sempre usei o SUS, mal e porcamente como todo mundo é obrigado a agüentar... Mas cada dia está pior...

Estou tentando um ortopedista no posto de saúde desde março. Detalhe: em um posto você nunca passa com o profissional que você quer diretamente. O clínico geral tem que encaminhar. Então primeiro foi marcado o clínico. Para julho. Em julho eu estava com uma inflamação no olho que parecia terçol, e o clínico achou melhor encaminhar para o oftalmologista também. Marcaram o oftalmologista para outubro! Até lá meu olho teria caído! rsrsrsrs Ainda bem que tenho dois braços e posso trabalhar, todos os dias agradeço a Deus por isso. Posso lutar e pagar as minhas contas. Minha consulta com o ortopedista foi marcada para setembro. Em setembro mesmo, na véspera, me telefonaram do posto para avisar que a consulta teria que ser remarcada porque o ortopedista se aposentou. Você foi? Nem eu!!! Palhaçada!!! Marquei no convênio... Ficou pro mês seguinte!

O meu convênio também é "meia-boca". Deus me perdoe por falar uma coisa dessas, sei que muita gente não tem nada e preferiria ter um convênio desses a não ter nenhum, mas é verdade. É daqueles que a empresa paga uma parte, e você outra. Ou seja, trate de nunca precisar, porque se precisar, vai pagar! Quase não tem médicos conveniados, tem poucos atendendo e dificilmente um deles vai ser próximo de onde você mora. Pior: a maioria atende em horário comercial, o que te obriga a faltar no trabalho, ou no mínimo perder horas, e raramente um deles tem agenda na mesma semana, muitas vezes no mesmo mês, que você esteja precisando. Mesmo pagando!
A única coisa que este convênio tem de bom, e isto com certeza ninguém quer usar nunca, é a internação, que é grátis por conta da empresa pelo tempo que você precisar... chega a soar mórbido. Mas é bom saber que, pelo menos isto, você não paga.

Resultado: uma parte significativa dos profissionais que eu vou, vou porque estou pagando do meu bolso. Sem convênio, sem posto, e muitas vezes sem dinheiro também. Faço empréstimo no banco. Ou no crédito pessoal. Mas minha saúde é tudo o que tenho. A maioria dos bons médicos que eu achei não aceitam convênio nenhum. Para os poucos que aceitam o convênio da empresa, também uso o convênio.

E os coitados que precisam de remédio de alto custo então? Só quem tem dinheiro consegue atender a lista de exigências, ou é "apadrinhado" para passar na frente da interminável lista de espera de exames periciais que são exigidos. Explico: Qualquer remédio de alto custo, para ser fornecido, precisa além das receitas, vários exames para comprovação do problema... e tem um tempo limite para apresentá-los! Agora imaginem uma pessoa com problemas realmente, ter que enfrentar essa burocracia... Vai morrer antes de descobrir que precisava tomá-los!!! Enquanto a gente assiste na TV o escândalo dos desvios dos remédios de alto custo...

Além de não fazerem nada pela saúde (moro há 20 anos no mesmo endereço e cada dia está mais difícil de ser atendido no SUS!), agora os políticos lá de cima querem meter o bedelho na educação, o que aliás já fazem há muito tempo. Primeiro, como desculpa para não melhorar a educação, inventaram as cotas, e de quebra reforçaram o racismo e o preconceito. Eu mesma reforcei um: odeio político! (rsrsrs) Com o Bolsa Família criaram um monte de faculdades de semi-analfabetos. Os professores gastam o primeiro ano tentando ensinar o que o cidadão deveria ter aprendido no colégio, ao mesmo tempo que tentam passar um pouco de conteúdo, de visão global dos negócios, quando querem realmente formar profissionais. Ou simplesmente comem a mensalidade que o governo paga, quem se importa?

Não bastassem seus conluios poluidores que terminam em pizza e já nos constrangem o suficiente perante o resto do mundo em outros setores, agora atacaram todas as faculdades federais de uma vez só, praticamente obrigando a aceitar o ENEM como vestibular, e reservando uma quantidade enorme de vagas para alunos de escolas públicas. Ótimo, mais uma vez arrumaram outra desculpa para não melhorarem a escola pública, e de quebra, enfraquecer as faculdades que têm um nome a zelar, mesmo sem recursos, que faz muito tempo que esta cambada não lembra de mandar. Todo mundo sabe que, se para chegar a fazer uma faculdade é difícil, chegar a ser Professor Doutor é muito mais difícil num país tão pouco letrado feito o nosso. E a paga não compensa. E não é por falta de livros não! Pensar pra que? Pensar dá trabalho!!!

E eu parei para pensar: puxa, e eu nessa história toda? Lembrei que, quando era adolescente, tinha fé que o povo ia acordar com a corja do Collor e não ia cair noutra. Me enganei. Sabem, cansei de esperar. A maioria dos meus amigos já está morando fora daqui muito bem, obrigado. Estou aprendendo a viver cada dia de forma mais simples. Assim que eu conseguir quitar minhas dívidas, sou a próxima a deixar o país!!! O último a sair, por favor, apague a luz. Cansei de ser patriota. Custa muito caro.


Abraço da

***Anita***


PS: Em tempo: E por falar em ENEM - nem começaram a se meter nisso também, e já deu outra lambança. Quero meu dinheiro de volta! Não vou fazer!

PS 2: O pior que isso é encontrar (muitas, acreditem) pessoas que preferem comprar bobagens supérfluas para seu conforto e de sua família a investir na educação dos filhos. Agora há pouco eu falei com um cidadão assim. Tem oportunidade e dinheiro de dar um futuro melhor para o filho em um colégio particular, com bons professores, laboratórios e tudo o mais, mas "não quer o filho andando com bacanas". Surpresa eu perguntei: e a faculdade dele, como fica? Ah eu me preocupo com isso sim... depois do colégio ele faz um cursinho para "tirar o atraso"... (de uma vida inteira??? Sejamos honestos!!!)

PS3: Engraçado... o Hospital das Clínicas não recebe mais dos convênios do que do SUS? Por que recusar atendimento? Está no guia do meu convênio, pelo menos, o atendimento pela Fundação da Faculdade de Medicina do HC... Tudo bem, todo mundo pode passar pelo SUS, mas lá só quem é morador da região. Achei um absurdo os "não-moradores" não serem atendidos! Hospital é hospital! Para todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou, ou tem críticas/sugestões, deixe seu comentário (os comentários são moderados, mas podem ser anônimos)