terça-feira, 30 de setembro de 2008

Aprendendo com Elias


Há um livro que gosto muito do Novo Testamento que fala sobre a fé. É a Epístola aos Hebreus.

Nesta epístola, está a definição, exortações e muitos exemplos de vidas tranformadas pela fé que são emocionantes.

[O seu objetivo é proclamar a universal supremacia de Jesus Cristo, a Palavra de Deus encarnada na realidade imediata do ser humano (conforme João capítulo 1 versículo 14: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.")

No entanto, o caráter de Hebreus é principalmente exortatório. Assim é como o autor o concebe ( conforme capítulo 13 versículo 22:" Rogo-vos ainda, irmãos, que suporteis a presente palavra de exortação, tanto mais quanto vos escrevi resumidamente."), que ao longo de toda a carta entrelaça os ensinamentos teóricos com conselhos e recomendações práticas, a fim de garantir a fé dos seus leitores cristãos em meio aos desalentos, temores e sofrimentos da vida presente.]*

Entre os muitos exemplos de fé que a carta cita, tem a da arca que Noé construiu, sem imaginar o que seria um dilúvio. (Hb 11:7)

Uma outra que me emociona é a de Abraão oferecendo seu filho unigênito Isaque, quando posto à prova. Eu me pergunto: se eu fosse posta à prova desta maneira, seria encontrada pronta? (Hb 11:17)

Mas há um exemplo de fé, que eu gostaria de citar, que não está em Hebreus, e sim no meu livro favorito: Tiago.

Sempre ouvi, desde criança, que Tiago era a base do Cristianismo.

[O autor deste escrito se revela uma pessoa prática, para quem a realidade da fé em Cristo deve ser demonstrada pelos atos e atitudes daqueles que a professam.]*

O autor do exemplo de fé que quero comentar que está em Tiago encontra-se ao final da Epístola (Tg 5: 17-18): chama-se Elias.
"17 Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses, não choveu.
18 E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos."

Confesso que só li a Bíblia de capa a capa 2 vezes, sem me preocupar em tomar notas, ou fazer estudos. Li como uma grande história. Uma vez na infância, outra vez na juventude. Não leio como lêem muitos crentes, com estudos teológicos, correlações etc. Sabia apenas que Elias era um profeta, grande profeta, pois tanto Cristo como João foram questionados: "És tu Elias?" Eu tinha alguma noção de que Elias era muito respeitado por suas obras.


Mas esta passagem bíblica de Tiago, que já havia lido diversas vezes, voltou a me chamar a atenção após conversar com duas pessoas que citaram Elias em um momento em que precisei fortalecer minha fé. O primeiro amigo me disse que ele derrotou sozinho em um desafio 450 (isso mesmo, QUATROCENTOS E CINQUENTA) profetas de Baal (1 Reis 18:22-40), a segunda pessoa, uma amiga, que mesmo depois desta tremenda vitória, ele também teve depressão e desejou a morte (1 Reis 19:5-18)!!! Foi animado por Deus no monte Horebe, fez ainda outras obras maravilhosas, consagrou Eliseu como seu sucessor e foi levado ao céu num redemoinho.

"Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos..." mas a história de Elias, se você puder ler, verá que o mundo que ele enfrentou, era igual ou pior o de hoje, e mesmo assim, conseguiu realizar uma obra magnífica.

Você não acredita?
A história de Elias começa em 1 Rs 17:1 e termina em 2 Rs: 2:1-12.
Leia e você vai acreditar...

Eu também pesquisei um pouco sobre Elias na internet, como curiosidade complementar, se você quiser ver também, acesse:

http://ensinodominical.com.br/2007/07/19/elias-um-profeta-humilde-e-determinado-4/

http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=34

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elias_(profeta)

http://br.geocities.com/achandopazcomdeus/elias.html

Até a próxima =)



*Trecho extraído da Bíblia de Estudo Almeida, da Sociedade Bíblica do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou, ou tem críticas/sugestões, deixe seu comentário (os comentários são moderados, mas podem ser anônimos)