quinta-feira, 23 de abril de 2009

Tolerância para a paz


Muita gente não sabe, mas está acontecendo um evento fantástico em São Paulo, no SESC Pinheiros (do qual, este ser que vos fala teve a imensa honra de participar da abertura no dia 22). Trata-se do COLÓQUIO INTERNACIONAL TOLERÂNCIA E DIREITOS HUMANOS: DIVERSIDADE E PAZ. É possível assistir a transmissão ao vivo pela internet também.


Este congresso tem por objetivo a criação de uma Declaração de Princípios Fundamentais como resultado, e é a soma do esforço conjunto, dentre outras instituições de: SESC - Serviço Social do Comércio, o Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, e o Programa França-Brasil.


São muitos os ilustres convidados, grandes pensadores, a programação é riquíssima, e o tema é mais do que importante. E o que é mais caro: TODOS podem participar desta criação, basta se inscrever na bilheteria do SESC ou fazer uma pré-inscrição no site do evento.


Na abertura do evento, houve a apresentação da Orquestra do Amanhã, do Instituto Baccarelli, formado por crianças e adolescentes da comunidade de Heliópolis. Me emocionei ao ver que um dos músicos era um menino deficiente visual. Ou seja, ele sabia as músicas todas de cor, não lia as partituras como os demais! E tocava flauta transversal lindamente. "Quebrando o protocolo", brincou o maestro, este tomou a palavra para falar um pouco sobre os jovens que ali estavam. Todos tinham suas raízes culturais, bem diferentes da música erudita, como black, rap, soul, rock. Mas também estudavam muito a música clássica e tocavam maravilhosamente, como vimos naquela noite, porque gostavam também. Como bem disse o maestro da orquestra, "a melhor prova de como a tolerância pode render bons frutos". Bravo!


A programação completa você acessa aqui: http://www.eou.com.br/usp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou, ou tem críticas/sugestões, deixe seu comentário (os comentários são moderados, mas podem ser anônimos)